Ler + Um prazer partilhado
Ler+ um prazer partilhado tem como objetivo desenvolver e/ou promover o prazerde ler e escrever, em contexto de aprendizagem e recreativo.
A leitura sai à rua
Ler e partilhar o gosto pelo livro e pela leitura com a comunidade, para que os alunos sintam autonomia e se tornem pequenos grandes leitores é um dos objetivos fulcrais da Biblioteca Escolar. Como com a situação pandémica resultante da Covid-19 não foi possível levar a leitura presencial à rua, solicitou-se aos alunos, apoiados pelos respetivos encarregados de educação, que "espalhassem" a leitura, através da gravação de pequenos vídeos, partilhados aqui e aqui.
A Árvore da imaginação
Da família para a Escola
A BE do Centro Escolar de Lamaçães está a dinamizar o projeto "Da Família para a Escola ".
De forma regular, os pais vêm à Biblioteca para lerem nas turmas dos seus educandos. A BE, em articulação com o titular de turma, explora a leitura apresentada.
A atividade está a ser um sucesso e tem contado com a participação de encarregados de educação do pré-escolar ao 4º ano.
Ver algumas imagens aqui.
No âmbito do Mês Internacional das BE, os alunos do Centro Escolar de Lamaçães leram e partilharam leituras.
Construíram a árvore da imaginação com textos criativos sobre a BE.
Ver mais trabalhos aqui.
Sarau de Natal
Com o objetivo de promover o prazer de ler e dar a conhecer poemas de autores portugueses, alunos, professores e encarregados de educação partilharam leituras dramatizadas.
Ver algumas imagens aqui.
A ler+Os Clássicos
Vamos relembrar um conto clássico?
Espreita aqui.
Uma aventura emocionante
Espreita-a aqui.
Queres conhecer a história de um rouxinol que cantava maravilhosamente?
Lê- a aqui.
Queres conhecer a história de um rouxinol que cantava maravilhosamente?
Lê- a aqui.
Dia do Autor Português espalhar Poesia
Queres saber a história de um dos livros mais conhecidos de Camilo Castelo Branco?
Lê- o aqui.
Não concordas com as desigualdades?
Lê este livro que nos mostra que elas deveriam acabar..
Queres conhecer um livro cheio de imaginação e criatividade? Lê-o aqui.
Espreita aqui as peripécias e traquinices de de Tom Sawyer
Lê aqui uma verdadeira história de amor.
Histórias ao telefone
Os alunos da Escola Básica nº2 saíram à rua para homenagear o Autor Português e espalharam Poesia pela cidade.
Ver o registo aqui.
Árvores com recadinho
Numa atividade de partilha com a comunidade, os alunos foram convidados a escrever frases sobre a leitura. Depois de as partilharem com os colegas, penduraram-nas árvores existentes no exterior da escola e convidaram toda a comunidade a recolhê-las, a lê-las e a levá-las para casa.
Ver o entusiasmo dos alunos aqui.
A atividade “Histórias ao telefone” envolveu os alunos do pré-escolar ao 9º ano. Em articulação curricular com as educadores, professores titulares de turma, Português e Cidadania, os alunos, nas bibliotecas, pesquisaram pequenas histórias e/ou poemas. Nas salas de aula, os alunos com competências leitoras treinaram a leitura, os mais pequenos decoraram os poemas.
As bibliotecas elaboraram flyers e convites à participação na atividade, que foram colocados em espaços públicos das redondezas (cafés, lojas, farmácia), convidando a comunidade a ouvir uma história. Elaborou-se uma calendarização e, rotativamente, todos os alunos inscritos participaram. Para tal, foram disponibilizadas várias linhas telefónicas.
O impacto junto da comunidade superou as expectativas: participaram não só encarregados de educação como também outros elementos externos à escola, que incentivaram a réplica da atividade noutros momentos. De realçar ainda, o empenho e os entusiasmo dos alunos.
Ver mais imagens aqui.
Portas que contam histórias
A BE propôs uma atividade de leitura para encarregados de educação e alunos. Pais e filhos conversaram sobre um livro ou um autor e, juntos, decoraram as portas das salas de aula. Com um trabalho conjunto de reflexão e produção, a leitura contribuiu para um vínculo ainda maior entre crianças / jovens e as respetivas famílias.
Ver alguns exemplos aqui.
História aqui, história acolá
O projeto “História aqui, história acolá” é um projeto de reforço de articulação curricular entre a Ed. Pré- Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico através do conto e da leitura, concretizado, semanalmente, em todas as turmas do Agrupamento.
Semanalmente, através das histórias, a educadora Maria José, estimula as crianças a despertar o gosto pela leitura.
Com este projeto, pretende-se promover uma melhor articulação entre o pré-escolar e o 1.º ciclo, chamando os atores, (crianças e adultos), a estabelecer pontes de literacia e cidadania.
Ver o Projeto aqui, as obras trabalhadas aqui e o registo das atividades aqui.
Li e gostei
É bom ler com a Biblioteca Escolar
A professora bibliotecária motivou os alunos do 5º ano para a importância da leitura e da escrita, através da leitura da obra: "O canteiro dos livros" de José Jorge Letria. No final, os alunos responderam a um questionário e fizeram um exercício de brainstorming sobre a importância da leitura, dos livros e da biblioteca escolar.
Para terminar, usaram meios digitais e produziram os seus textos, que podem ser vistos neste Padlet.
Lê o resumo aqui.
Vê a minha opinião aqui.
75º aniversário de Manuel António Pina
Um grupo de alunas do 7º2 relembrou Manuel António Pina, no dia do 75° aniversário do nascimento do poeta.
Para tal, leram a obra do autor, selecionaram os poemas que mais lhes agradaram e partilharam-nos na sala dos professores e nas salas de aulas.
Reconheceram, assim, e difundiram uma das mais consistentes e imaginativas obras da literatura em língua portuguesa.
Ver registo da atividade aqui.
Dia Mundial do Livro - livro que nunca esqueci
Em colaboração com pais e encarregados de educação, os alunos do 1º ciclo ilustraram capas de livros infantis que já tinham lido e de que tinham gostado muito. Com os trabalhos de ilustração fez-se uma exposição em cordel que os pais muito apreciaram.
Com esta atividade os alunos, com os pais, exploraram os elementos da capa de um livro e puderam expressar o gosto pelo desenho e pintura.
Ficam aqui alguns registos.
Um grupo de alunos e professores relembrou António Gedeão, no dia em que se comemorou o Dia Mundial da Ciência.
Com o objetivo de destacar um grande nome da Ciência e da Literatura, alunos e professores selecionaram poemas de António Gedeão, alusivos ao tema, e partilharam-nos na sala dos professores e nas salas de aula. Ver a atividade aqui.
Amor à primeira vista
Os alunos do sexto ano, no ano transato, escreveram e ilustraram um texto coletivo. Ou seja, o 6º1 deu o "pontapé de partida", o 6º2 deu continuidade e o 6º6 concluiu o trabalho.
No presente ano letivo, o texto foi relido e os alunos, já no sétimo ano, transformaram-no em dramático e apresentaram-no a todas as turmas deste ano de escolaridade.
O ebook pode ser lido aqui.
A ler+As Janeiras
As Janeiras são, sem dúvida, uma tradição muito antiga que une famílias, instituições e que não se deve perder.
A pensar nesta recuperação e numa ação conjunta de convívio pedagógico entre os alunos, os professores titulares de turma, os encarregados de educação e a equipa da biblioteca, realizaram o 2º Encontro de Janeiras, no dia 31 de janeiro, pelas 18h30m, na Escola Básica n.º 2 de Lamaçães.
Foi um final de dia muito alegre com participação de alunos, pais e professores e direção do Agrupamento.
Previamente, em articulação curricular, os alunos fizeram trabalhos de pesquisa, organizaram a informação e publicaram num padlet que pode ser consultado aqui. Foi transformado num padlet que pode ser consultado aqui.
Sentir leituras
Na semana de 24 a 28 de outubro, a professora bibliotecária recebeu os alunos da Escola Básica nº 2 de Lamaçães na biblioteca escolar com a apresentação e exploração de histórias tradicionais que apelam à inclusão, à motivação da aprendizagem, ao respeito pela diferenças e ao valor do trabalho.
Durante estas visitas, a mesma docente apresentou a biblioteca como um espaço dinâmico de aprendizagem onde todos têm lugar de destaque.
Os alunos manifestaram muito interesse no debate coletivo e os professores consideraram este momento uma aprendizagem interativa.
Ver a planificação da atividade aqui e os trabalhos produzidos aqui.