Ler + p'ra aprender
Objetivo: valorizar a leitura e a escrita como competências transversais ao currículo na promoção do sucesso educativo.
Sou aquilo que leio
No âmbito do projeto “A Ler +” e de encontro ao objetivo n.º1,” Valorizar a leitura e a escrita como competências transversais ao currículo na promoção do sucesso educativo”, os alunos das turmas do 4º ano, da Escola Básica nº 2 de Lamaçães desenvolveram a atividade ”Sou aquilo que leio” durante o 1º e 2º período letivos.
Ciência e Poesia
Os alunos das turmas do segundo ano foram cientistas e poetas por um dia. Partilharam leituras de António Gedeão e João Paiva. Fizeram experiências e apresentaram conclusões aos alunos do terceiro e quarto anos. Esta atividade resultou de uma articulação pedagógica entre os titulares de turma, a professora de ciências e a Biblioteca Escolar.
Foi uma tarde com Ciência e Poesia à mistura, comemorando também, o Dia da Cultura Científica, 24 de Novembro.
Parabéns aos pequenos cientistas!
Ver algumas imagens aqui.
A Ler+ com a BE
Todos os alunos do 5º ano vieram à Biblioteca ler a obra "A viúva e o papagaio". No final, responderam a um questionário com recurso à ferramenta digital Kahoot.
As histórias saltam para o papel
A Ler+ a Europa
Histórias baralhadas
Esta atividade de escrita criativa foi realizada em articulação com os professores de Português, TIC e EV do 5º ano.
A BE selecionou 8 livros dos quais transcreveu um pequeno excerto para os tablets. Com o objetivo de desenvolver a criatividade e a escrita, cada grupo deu continuidade ao seu, criou uma nova história e escreveu-a em word.
Ver o decorrer da atividade aqui.
Ao longo da Semana, numa atividade de articulação curricular com os professores de línguas, os alunos leram/ cantaram poemas em Inglês, Francês, Espanhol, Português e Língua Gestual Portuguesa, na sala de professores.
Leitura em escrita
Quem é quem?
Para que os alunos conheçam de forma mais aprofundada os autores portugueses, na semana de 20 a 24 de maio , em que se assinalou o Dia do Autor Português, foram publicadas, diariamente, questões sobre a biografia e bibliografia de alguns deles com a finalidade de os alunos descobrirem os autores descritos nas questões colocadas.
Ver o entusiasmo dos alunos aqui.
Os alunos do 1º ciclo da EB nº2 escreveram mensagens e textos sobre a importância da leitura. Leram e partilharam a sua escrita na turma e construíram uma exposição coletiva no Hall de entrada denominada “Leitura e Escrita em Árvore.”
Consulte aqui alguns registos.
A Ler+ obras da Educação Literária
· Na biblioteca gosto de ler
A partir da leitura da obra "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas", criaram-se chuvas de ideias e produziram-se textos.
Ver a planificação da atividade aqui e os trabalhos produzidos aqui.
Sou aquilo que leio
Foi com enorme entusiasmo que os alunos do 5º ano deram asas à imaginação e escreveram belas histórias, a partir das pistas dadas em cartões. Depois de escritas, foram lidas e partilhadas. No 2º período, serão ilustradas e compiladas num e-book.
Ver algumas imagens aqui.
Nós, dramaturgos
Num trabalho de articulação curricular entre os professores titulares de turma, os professores de Português e as equipas das bibliotecas são trabalhadas, ao longo do ano, várias obras da Educação Literária.
Desta vez, todas as turmas do 5º ano leram a obra "A viúva e o papagaio", de Virgínia Wolf e responderam a questões em jogos de tabuleiro e online.
Ver aqui os nossos alunos, que participaram entusiasticamente.
Com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura, as bibliotecas da Escola Básica de Lamaçães e da Escola Básica nº2 de Lamaçães lançam um desafio, relacionado com a temática da semana. Para o resolverem, os alunos têm que ler a informação afixada nos placares das bibliotecas, em livros ou em revistas.
Todas as segundas-feiras é lançado um novo desafio e são afixados os nomes dos premiados.
Sarau de Natal
Dezembro foi o mês escolhido para os alunos mostrarem aos pais alguns trabalhos resultantes da leitura e da escrita.
Um grupo de alunos do 5º ao 9ºano, selecionou, leu, interpretou e apresentou um conjunto de poemas de David Mourão Ferreira.
Concurso de Fake News
O grupo da Oficina de teatro optou pela escrita. Os alunos, com a formadora, escreveram e dramatizaram o seu próprio texto.
· Prémio Lamaçães dos Direitos Humanos
A equipa da biblioteca da Escola Básica de Lamaçães enviou aos Diretores de turma informações sobre algumas personalidades distinguidas com o Prémio Nobel da Paz e solicitou que os alunos fossem sensibilizados para a leitura das respetivas biografias, afixadas na Biblioteca.
Depois da leitura e reflexão feita em Cidadania e Desenvolvimento, os alunos foram convidados a votar na personalidade que, na sua opinião, contribuiu mais para a promoção dos Direitos Humanos.
Os nomeados foram: Shirin Ebadi, Martin Luther King, Ghandi, Nadia Murad Taha e Malala Yousafzai.
De 6 a 14 de dezembro, procedeu-se à eleição do prémio Lamaçães dos Direitos Humanos.
O vencedor foi Martin Luther King.
A ler+ a Independência
Em articulação curricular com as professoras de História do 6º ano, a equipa da Biblioteca organizou uma exposição informativa sobre a Restauração da Independência. Os alunos leram a informação e, na plataforma Moodle, responderam a um questionário. Participaram 80 alunos. Os três melhores foram premiados.
Para criar o gosto pela leitura dos clássicos da literatura, fez-se uma oficina de escrita criativa com os alunos do 6º ano.
Para tal, apresentaram-se vários livros e neles os alunos, seguindo pistas, descobriram "os elementos secretos". Depois, combinaram esses elementos e criaram "uma salada de livros", em trabalho de pares. Os trabalhos foram ilustrados em Educação Visual, expostos na biblioteca e compilados num ebook.
Ver as pistas apresentadas aqui.
O desenvolvimento do trabalho pode ser visto aqui e o ebook aqui.
A Ler+ Alimentação
Os alunos do 4º ano, leram e compreenderam diferentes tipos de texto(literário e não literário) alusivos à importância de uma alimentação saudável. Os alunos dos restantes anos de escolaridade do 1º ciclo também foram motivados para a temática através da leitura.
Após a leitura e o debate produziram, com o professor, na sala de aula, os seus trabalhos.
Ver aqui e aqui as planificações, aqui o desenvolvimento do trabalho e aqui os trabalhos produzidos.
Salada de livros
Para criar o gosto pela leitura dos clássicos da literatura, fez-se uma oficina de escrita criativa com os alunos do 6º ano.
Para tal, apresentaram-se vários livros e neles os alunos, seguindo pistas, descobriram "os elementos secretos". Depois, combinaram esses elementos e criaram "uma salada de livros", em trabalho de pares. Os trabalhos foram ilustrados em Educação Visual, expostos na biblioteca e compilados num ebook.
Ver as pistas apresentadas aqui.
O desenvolvimento do trabalho pode ser visto aqui e o ebook aqui.
A Ler+ Saúde
No âmbito da Semana da Alimentação Saudável, a equipa da biblioteca em articulação com os titulares de turma dinamizou atividades de leitura digital, pesquisa e escrita sobre a importância de uma alimentação equilibrada e saudável.
Participaram nesta atividade todas as turmas da Escola desde o Pré-escolar ao 4º ano de escolaridade.
Entre atividades de motivação para a leitura, abordagem ao texto instrucional e cruzamento de aprendizagens com o projeto Ilídio Pinho “ Mais Segurelha menos sal”, os alunos pesquisaram nos tablets, refletiram sobre alimentação e saúde, produziram textos e participaram na confeção de doces substituindo o açúcar pela stévia.
Ver a planificação da atividade aqui.
A Ler+ com Afeto
Alunos das duas escolas selecionaram textos alusivos ao Afeto e leram-nos nas salas de aulas e nas salas de professores.
Ver alguns momentos aqui.
A Ler+ Abril
Tendo em conta a importância deste acontecimento na História de Portugal, as Bibliotecas Escolares promoveram atividades, para o 1º, 2.° e 3.° ciclos, de forma a consciencializar os alunos da sua relevância na democracia e liberdade do país.
Este é o registo das atividades.