Todos juntos fazemos o mundo
Da minha escola conheço povos do Mundo
No âmbito da temática da Interculturalidade e do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, trabalhou-se o conceito de Cultura, aspetos da cultura portuguesa e doutras culturas.
Os alunos pesquisaram, analisaram, selecionararm informação e produziram trabalhos nos tablets sob orientação das professoras titulares de turma e da professora bibliotecária.

.jpg)
Prémio Lamaçães dos Direitos Humanos
De 6 a 14 de dezembro, procedeu-se à eleição do prémio Lamaçães dos Direitos Humanos.
A equipa da biblioteca enviou aos Diretores de turma informações sobre algumas personalidades distinguidas com o Prémio Nobel da Paz e solicitou que os alunos fossem sensibilizados para a importância de "Juntos fazermos o Mundo". Na biblioteca, foram afixadas as respetivas biografias, uma urna e os alunos foram convidados a votar na personalidade que, na sua opinião, contribuiu mais para a promoção dos Direitos Humanos.
Os nomeados foram: Shirin Ebadi, Martin Luther King, Ghandi, Nadia Murad Taha e Malala Yousafzai.
O vencedor foi Martin Luther King.
Vamos imaginar e... construir um mundo sem barreiras
Pais e alunos estrangeiros foram recebidos na NOSSA escola numa atividade dinamizada pela BE e pela Direção do Agrupamento. Juntos, partilhámos experiências para "Juntos fazermos o Mundo".
Ficamos todos com o coração cheio.
Ver alguns momentos aqui.
Ligando comunidades e culturas
A Multiculturalidade foi comemorada na Escola Básica nº2 de Lamaçães , com uma participação ativa dos pais, alunos e professores.
Foi um encontro de culturas diversas entre Portugal, Camarões, Nepal, Brasil, Angola, Roménia.


Uma escola multicultural
Sendo a interculturalidade uma realidade do nosso agrupamento, foi trabalhada, ao longo dos meses de outubro e novembro de 2018, em articulação curricular com os professores de Cidadania Desenvolvimento e TIC, esta temática.
Esta é a planificação do 5º ano e esta a do 7º ano.
Descarrega aqui o documento para fazeres o BI do teu país.
Ver os trabalhos realizados pelos alunos do 5º ano aqui.
Os cartazes feitos pelo 7º5 podem ser vistos aqui
Leituras que unem
Num trabalho de articulação com a professora de Português, quatro turmas do 5º ano leram vários livros, tendo como objetivos:
- descobrir valores e princípios como o respeito, a partilha, a solidariedade a cooperação...
- detetar opiniões ou atitudes como a discriminação racial , religiosa, sexual...
- identificar aspetos de diferentes culturas: vestuário, gastronomia, costumes, lendas...
- reconhecer o emprego de palavras ou expressões com o mesmo significado em diferentes países ou regiões:
- descobrir como a resolução de conflitos, combate a diversidade;
- compreender que aceitação das diferenças ajuda a ter um Mundo melhor;
- ver a importância de compreender o Outro;
- aceitar pensamentos divergentes;
A planificação pode ser vista aqui , o modelo de ficha de leitura aqui e os trabalhos aqui

Ligando comunidades e culturas
Nos dias 23 e 27 de outubro de 2017, no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, subordinado ao tema “Ligando comunidades e culturas”, as equipas das Bibliotecas Escolares e o corpo docente da Escola Básica nº2 de Lamaçães e da Escola Básica de Lamaçães dinamizaram uma atividade que contou com a participação de pais e alunos de diferentes nacionalidades, bem como com os representantes dos encarregados de educação das turmas onde esses alunos estão integrados.
Partilharam-se leituras, canções, danças, trajes, curiosidades, depoimentos sobre a cultura, o sistema educativo, a administração territorial, símbolos da identidade, sistema político dos países de origem dos intervenientes. As atividades culminaram com a partilha e degustação de pratos típicos trazidos pelos participantes.
Foi um excelente de momento de partilha e enriquecimento pessoal. Ver aqui


Semana da Europa
Nas duas escolas, içaram-se as bandeira de Portugal e da Europa e os alunos tocaram o Hino. Em articulação com Pais e Encarregados de Educação e os professores organizou-se uma exposição sobre a Europa com objetos característicos dos diferentes países que esteve exposta durante o mês de maio.
Na Biblioteca da Escola Básica nº2 de Lamaçães, apresentou-se e explorou-se a Lenda da Europa às turmas do 2º, 3º e 4º anos de escolaridade. Com as turmas do 4º ano fez-se um jogo de conhecimentos sobre os símbolos e valores da Europa. Esta atividade foi importante para os alunos perceberem como os povos da Europa se uniram e trabalham em conjunto pela paz, embora mantendo a diversidade de culturas, tradições e línguas do continente.
Na Escola Básica de Lamaçães, realizou-se um concurso de gastronomia, todas as turmas de 7º ano vieram à biblioteca desenvolver e/ou consolidar os seus conhecimentos sobre a Europa com o docente de Geografia. Os alunos do 7º ano e os do Jardim de Infância de Tenões partilhram saberes e fez-se a adaptação e leitura do poema "Os de cima e os de baixo" em diferentes línguas.
Bookmark Exchange Project 2017
Foram muitas as turmas do primeiro, segundo e terceiro ciclos que participaram no Projeto de Troca de Marcadores de Livros em papel e digitais, promovida pela IASL (International Association of School Librarianship), no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Foram enviados marcadores para escolas de Hong Kong, Lituânia,Eslovénia, Roménia, Portugal e Reino Unido. Os alunos com NEE e a turma PIEF também integraram a atividade. Foi uma maneira simples e divertida de compartilhar o prazer de ler e de fazer novos amigos através das bibliotecas escolares.
ver os marcadores aqui.

Cartografia de leituras
As equipas das bibliotecas, em parceria com os docentes das duas escolas, conscientes de que a leitura contribui para um vínculo ainda maior entre crianças e jovens e as respetivas famílias, convidaram os encarregados de educação, no dia 9 de março, a partilhar uma leitura com o seu educando. Sendo a diversidade cultural uma realidade das nossas escolas, foi interessante assistir a leituras feitas na língua materna dos participantes, incluindo a LGP.
A atividade culminou com um lanche/convívio com pratos típicos trazidos pelos participantes.
Festejou-se, assim, a leitura como ato comunicativo, de liberdade, um diálogo entre a literatura e a arte, um espaço de encontro criativo e colaborativo.
Estes momentos de partilha com alunos, professores e encarregados de educação serão, sem dúvida, momentos memoráveis para todos!


No âmbito do "Dia Mundial da Criança” desenvolveu-se uma atividade, na biblioteca , em duas sessões.
Numa primeira sessão, depois de uma assembleia de alunos em que se fez um debate sobre a temática, realizou-se, em conjunto, uma pesquisa orientada sobre sites relacionados com a temática. Os alunos trataram a informação recolhida.
Noutra sessão, projetou-se um tutorial sobre Powerpoint os alunos a construírem o seu.