Juntos a construir, tornamos o Mundo melhor
Os Direitos Humanos é um dos temas a desenvolver em Cidadania e Desenvolvimento, 5.° e 7° anos.
A equipa da Biblioteca propôs articular com a disciplina e iniciar a abordagem desta temática, sob o lema "Juntos a construir, tornamos o mundo melhor!
Este projeto teve 5 etapas:
1- Biblioteca - explicação interativa;
2- Sala de aula CD - trabalho de grupo,leitura e análise de documentos e produção de trabalhos;
3- Sala de aula EV- ilustração dos trabalhos;
4- Biblioteca - partilha de resultados;
5- Apresentação à Comunidade – decoração dos cacifos, com Direitos escritos e ilustrados pelos alunos.
Com vista à inclusão de todos, a turma de alunos surdos, 5.°1, participou na atividade com o 5.°4, turma de ensino regular.
Ver alguns Direitos produzidos pelos alunos, com que foram decorados os cacifos aqui.


Mudar o Mundo - Direitos Humanos
A professora bibliotecária, em articulação curricular com os Titulares de Turma do 1º ano de escolaridade de todas as Escolas do Agrupamento, desenvolveu a atividade “Mudar o Mundo depende de Mim”, enquadrada no âmbito dos objetivos da Cidadania e Desenvolvimento.
Foi uma atividade que envolveu os alunos através do Jogo "Desejo ou Direito”, de uma reflexão conjunta sobre Direitos e Deveres e da visualização e exploração do filme educativo " Mudar o Mundo”.
No final, os alunos do 1º ano fizeram desenhos em volta do filme visualizado sinalizando os Direitos Humanos que mais os emocionaram.
Dia Internacional dos Direitos Humanos
Para assinalar esta data, foi feita uma sensibilização aos alunos na Escola Básica de Lamaçães e na Escola Básica n°2, promovida pela geração TECLA.
Esta sensibilização destacava os direitos dos alunos de etnia cigana e, por isso, participaram, de forma interativa, turmas do 1º e 2°ciclos que incluem alunos desta etnia.



Do número ao escritor
Na Escola Básica nº 2, os alunos decidiram dar nomes de escritores às suas salas. Para tal, cada turma selecionou um escritor, fez pesquisa sobre a sua biografia e a bibliografia e atribui-lhe o nome.
Dia da Pessoa com deficiência
A Equipa de Educação Especial em articulação com os Titulares de Turma e a Equipa da Biblioteca Escolar da Escola Básica nº2 sensibilizaram os alunos para esta problemática através da leitura e exploração da obra” Elmer, o elefante” de David Mckee. Durante a semana, todas as turmas passaram pela Biblioteca para ouvir a história e na sala de aula pintaram desenhos com Elmers diferentes. Cada aluno escreveu, também, uma palavra sobre diferença num quadrado. Estes elementos serviram de base à construção de um placard coletivo.
No dia 4 de dezembro, o coro da escola iniciou as atividades com a canção” Eu não sou diferente não” e colocou-se a faixa com a frase de August Cury “ O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças”.

Dia da Pessoa com deficiência
No dia 3 de dezembro, todos os alunos foram convidados a vir à biblioteca da Escola Básica. Aqui, alguns meninos diferentes prestaram depoimentos e mostraram que, apesar de serem diferentes, lutam e conseguem atingir os seus objetivos.
Os alunos convidados também deixaram mensagens aos colegas diferentes, que foram afixadas na entrada da escola.
Histórias da Ajudaris

No dia 1 de dezembro pelas 14h30m, os alunos do 4º A BE, os Alunos do 5º4, 5º6 e 6º2 apresentaram à Comunidade Educativa, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, o seu trabalho, inserido no livro das Histórias Ajudaris 2018. Vol. III: Braga, Bragança e Vila Real.
Obrigada a todos os alunos e EE que permitiram este momento de partilha de leituras.