Todos juntos partilhamos emoções
A BE da Escola Básica n°2, em articulação com os professores titulares de turma e de Ed. Especial, lembraram o Dia Internacional da Deficiência com uma canção apresentada pelo coro da Escola Escadinhas e com a reflexão em volta de um filme sobre o respeito pelas diferenças e a necessidade de atender às singularidades.
Na EB de Lamaçães, o Dia foi assinalado com a leitura do texto " O que fazeis do meu mundo?- vozes de inclusão" , da autoria de Cristina Palhares.
O texto foi lido em Língua Portuguesa e em LGP.
Os alunos gostaram da atividade e aprenderam a valorizar a individualidade de cada um.
Ver algumas imagens aqui.

Marcha da leitura
No âmbito da Semana da Leitura, os alunos do Agrupamento integraram a Marcha da Leitura que circulou pelas ruas de Braga.
Os alunos surdos apresentaram leituras dramatizadas no coreto do jardim.

No Amor cabe toda a cor
O amor e o afeto estão na base dos Direitos Humanos. Com o objetivo de sensibilizar os alunos para a valorização dos mesmos, as BE propuseram a atividade "No Amor cabe toda a cor".
Na Escola Básica, para cada ano de escolaridade, foi escolhida uma cor, os alunos, motivados pela leitura de alguns poemas e pela visualização de curta-metragens, deram asas à criatividade e escreveram mensagens que foram expostas na entrada da escola.
Na Escola Básica nº2 de Lamaçães, envolveu-se a família na escrita de mensagens e enfeites de corações que serviram de base à decoração da Escola. Motivaram-se os alunos para a escrita com afeto e para a partilha entre amigos. Criou-se o Correio da Amizade e partilharam-se emoções com a distribuição de cartas para todos os alunos.
Ver o registo de algumas atividades aqui.
Leituras interativas
Semanalmente, alunos com dificuldades na leitura, vem às Bibliotecas, onde são acompanhados por professores que aqui se encontram.
A Biblioteca disponibiliza recursos em suporte papel e digital. Os alunos que conseguem, leem e respondem a questionários simples e lúdicos. Os que não têm competências leitoras, ouvem leituras e folheiam os livros.
A calendarização semanal pode ser consultada aqui.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
A Equipa de Educação Especial, em articulação com a Biblioteca, preparou um teatro de sombras baseada no livro" Martim, um menino assim".
Os alunos de Educação Especial foram os brilhantes atores desta encenação, cujo texto foi lido por um aluno surdo e dois do ensino regular.
Ver o vídeo aqui.
Festa da poesia
Ler foi, realmente, uma festa nas escolas básicas do agrupamento. Leu-se em vários locais e em várias línguas para abranger todos os alunos.
Os meninos surdos, que conseguem oralizar, leram em língua portuguesa. A intérprete traduziu a leitura para os surdos profundos.

Somos o que lemos
"A viúva e o papagaio" - Esta obra de Educação literária, obrigatória no 5.° ano, está a ser trabalhada em articulação com a Biblioteca Escolar.
Todas as turmas de 5.° ano participaram de forma entusiástica na tarefa. Destacamos a inclusão da turma de alunos surdos, 5.°1, e alguns alunos com NEE que realizaram a atividade com a turma 5.°5.
Estas junções são especiais pois permitem momentos de partilha, convívio e interação.

A BE vai à sala de aula
Ao longo do ano letivo a professora bibliotecária vai às salas de aula com o objetivo de promover espaços de motivação para a leitura e da escrita e para o desenvolvimento da cidadania através da exploração de temáticas transversais ao currículo.
Estas sessões ocorreram em Jardins-de-infância e Escolas Básicas do 1º Ciclo e sempre decorrentes dos pedidos dos educadores e professores titulares de turma. Esta atividade é importante para aproximar os alunos e os professores do trabalho da biblioteca, promover a articulação curricular pedagógica e a inclusão.

Leituras intergeracionais
A leitura saiu à rua pela voz de uma turma do sétimo ano.
Os alunos, acompanhados pela Diretora de turma, visitaram o Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia. Presentearam os utentes com uma leitura e ofereceram-lhes um acróstico com o nome de cada utente, previamente feito na aula de Educação para a Cidadania, que encantou os idosos!

A BLCS vem à biblioteca
A magia do "Era uma vez..." chegou à biblioteca através da professora Ivone, uma deliciosa contadora de histórias, voluntária da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, que contou e encantou três turmas do 5º ano!
A Sónia, intérprete de Língua Gestual Portuguesa, traduziu, expressivamente, a leitura, encantando os meninos surdos!

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
A Equipa da Biblioteca Escolar, para lembrar e sensibilizar a comunidade escolar para as capacidades das pessoas especiais, partilhou, na sala dos professores e nas salas de aula, algumas leituras alusivas ao tema, efetuadas por dois alunos do 8.° ano

Uma escola de afetos - o que precisamos?
Com o objetivo de sensibilizar os alunos para a prática e valorização dos afetos entre colegas, amigos e família, a equipa da Biblioteca da Escola Básica nº2 de Lamaçães dinamizou Assembleias de alunos para se refletir sobre a importância do Afeto para uma vida equilibrada e para um crescimento harmonioso.
A partir de leituras e da exploração de pequenos filmes, os alunos foram orientados para analisar algumas situações de vivência escolar e familiar. Em diálogo, partilharam opiniões sobre estratégias a implementar para tornar a nossa Escola mais Humana e Afetiva. Os alunos participaram com entusiasmo em pequeno grupo e na grande Assembleia fizeram intervenções muito pertinentes.
Histórias em rede
No âmbito da Semana da Leitura, subordinada ao tema “Liberta o leitor que há em ti”, a equipa das Bibliotecas Escolares lançou o desafio aos alunos para libertarem a imaginação e criarem histórias em rede.
A proposta foi apresentada aos alunos que logo responderam ao repto. Surgiram histórias do 1º ao 9º ano.
Na Escola Básica de Lamaçães, o pontapé de saída foi dado pelas turmas bilingues.
Depois dos textos escritos, foi a vez de, com a ajuda dos professores de Educação Visual, passarem às ilustrações. E assim surgiram belas histórias, que podem ser lidas aqui.

Assembleias de Turma
A Equipa da biblioteca escolar e os titulares de turma decidiram abordar os Direitos Humanos junto de todos os alunos do 1º Ciclo da Escola Básica nº2 de Lamaçães, através de assembleias de reflexão coletiva.
Os alunos surpreenderam com a sua participação evidenciando muita qualidade nas suas intervenções. Resultaram trabalhos muito interessantes.

Dia da Pessoa com Deficiência

Todos no sofá
Os alunos da Educação Especial vieram à BE ouvir e partilhar a história de Luísa Ducla Soares "Todos no Sofá".
Esta atividade está integrada nas "Leituras Interativas" que pretende, entre outros aspetos, promover a inclusão e a participação de todos os alunos na BE.
